Dicas para dar medicamentos às crianças

Dar medicamento para o seu filho não precisa ser uma tarefa difícil. Conheça algumas dicas que podem facilitar essa atividade.

Crianças de zero a três anos

- Espere que a criança esteja calma. Nunca ofereça o medicamento se ela estiver chorando.

- Ao dar o medicamento, coloque bebês em um âgulo de 45º e crianças maiores em uma cadeira.

- Utilizando uma seringa plástica, um conta-gotas medicinal ou bico de mamadeira, pingue o medicamento sobre a parte de trás da língua, próximo às laterais. É importante tomar cuidado para não despejar o medicamento diretamente na garganta, engasgando o bebê.

- Para evitar que o medicamento seja cuspido: segure, delicadamente, com a ponta dos dedos a bochecha do seu filho, fazendo com que pareça um "beijo de peixe". Caso o seu filho cuspa um pouco o medicamento, não se preocupe.

- Misturar um medicamento ao suco ou leite pode ser problemático, porque uma parte significativa do medicamento pode ficar no copo ou mamadeira. Se for usar um líquido, use em pequena quantidade e certifique-se de que a criança tenha tomado tudo.

- Muita atenção para a dose correta do medicamento, descrita em bula ou na receita do seu médico. Cuidado com a superdosagem.

Crianças maiores de três anos

- Explique o porquê de tomar o medicamento, para que serve e como ele funciona. Não minta para a criança. Quanto mais informação você der à criança sobre a medicação, mais ela irá acreditar que o medicamento será bom para ela.

- Não substitua o nome do medicamento por um doce, chocolate ou outro alimento, pois assim você poderá confundi-la.

- Não grite com a criança. Tenha paciência, fale calma e firmemente ao explicar a importância do medicamento.

- Misture o medicamento com uma comida de sabor forte. Assegure-se de que a criança coma toda a mistura. Você pode também diliuir o medicamento num líquido de sabor forte como suco de maça, contanto que a criança beba tudo.

- Nunca faça com que a criança tome o medicamento em troca de algo. Não deixe a criança pensar que ela tem o poder de tomar ou não o medicamento. Após a missão cumprida, sempre faça elogios e evite brincadeiras desagradáveis.

- Quando estiver conversando com médico, atente-se em colher o maior número possível de informações sobre a medicação prescrita por ele.

- Veja todas as possibilidades de se dar o medicamento para a criança. Se ele pode ser dissolvido em água, suco, leite ou concentrado, e se é possível utilizar seringa ou colher. Se for comprimido, se poderá desmanchá-lo ou espremê-lo. Assim você evita estresse e traumas para a criança.

- Só dê ao seu filho(a) medicamentos receitados pelo médico.

Armazenamento

- Não deixe medicamentos ao alcance dos seus filhos.

- Atente-se sempre para a validade do medicamento. Caso a medicação esteja vencida, jogue-a fora imediatamente.

- Evite guardar medicamentos em locais quentes, frios ou úmidos. Isso pode fazer com que eles estraguem antes do vencimento..