O Banho do Bebê e o Cuidado com as Assaduras

O Banho do Bebê

A temperatura da água deverá estar em torno de 36ªc e 37ªc, ás vezes, o uso de um termômetro lhe ajudará a ter certeza do grau do aquecimento da água.

Depois, com o passar do tempo, você saberá reconhecê-la simplesmente imergindo o cotovelo ou a parte interna do seu antebraço previamente na água do banho.

Antes da queda do Coto Umbilical deve ser iniciado pela cabeça, lavando-a com sabonete neutro, para evitar a formação de crostas. Após, com um algodão ou toalha pequena e macia, segue-se o banho do Recém Nascido, cuidando do Coto Umbilical.

Figura: Queda do coto umbilical

Nunca introduza a haste flexível de algodão na narina e nem no ouvido, apenas as bordas e o pavilhão das orelhas devem ser limpos.

Não tenha medo de tocar na “Moleira” , porque essa região é bem protegida pela própria natureza.

Após a queda do Coto Umbilical, o banho passará a ser de imersão, com cuidado para não entrar água nos ouvidos do bebê.

Procure estar tranqüila(o) ao segurar o bebê, de forma que os seus movimentos sejam calmos, suaves e firmes.

Assaduras

O Bebê tem a pele muito sensível, estando sujeita a irritação e assaduras em determinadas regiões (nas dobras da pele e no local da fralda). As assaduras são provocadas por:

- Urina

- Fezes

- Higiene inadequada.

Não permita o contato prolongado da pele com a urina ou fezes. A cada troca de fralda, lave o bebê com água morna e sabão neutro, enxaguando-o e secando-o bem.